Vou falar um pouco sobre TECIDOS aqui também. Você acha interessante? Porque este é um assunto que eu adoro.
São tantos tipos diferentes de tecidos, com toques, caimentos e fios interessantes, com cores, efeitos e volumes incríveis! Cada um com suas particularidades, uso e encanto. Vamos falar mais deles, então!
Hoje eu vou de RENDA!
Adoro as rendas, tenho algumas entre as peças do meu guarda-roupa, têm muito a ver com minha identidade visual pois agregam FEMINILIDADE e INTERESSÂNCIA aos looks.
A renda é um “tecido delicado, confeccionada à mão ou à maquina, constituído por uma trama aberta onde os fios se entrelaçam, criando desenhos. Existem diversos tipos de rendas. Bélgica, França e Itália foram alguns dos países que se destacaram na produção de rendas a partir do séc. XVII. No Brasil, vários estados são conhecidos por sua fabricação de rendas artesanais. Extremamente decorativas, as rendas têm sido utilizadas, através dos tempos, em golas, confecção de véus e vestidos de noivas e também na fabricação de peças de lingerie, luvas femininas, xales e mantilhas.”*
Em inglês, a renda se chama ‘lace’ [leis], e pode ser de algodão, linho, poliéster ou outras fibras. Alguns tipos de renda que você já deve ter ouvido falar são: renda guipure, renda chantilly, renda filé, renda richelieu. Destaco abaixo imagens, looks e curiosidades sobre a renda GUIPURE.
Apesar de no final do sec. XIX, sua popularidade ter caído muito, a renda é atualmente muito usada em vestidos de festa e em lingerie, e também tem encontrado boa aprovação para participar do look nosso de casa dia. O que eu acho o máximo!!
Quer saber mais sobre outras rendas ou tecidos? Só falar! Vou adorar preparar mais conteúdo deste tipo para você!
Se gostou, me deixe saber, curtindo, comentando e compartilhando este post. 😉
Obrigada por estar aqui! Até a próxima!
\•/ Ju Bortolozzo
*do livro “Dicionário da Moda”- Marco Sabino






