Um tema que eu adoro é história da moda e da indumentária. Adoro pensar em como os tempos se entrepõem, o vai-e-volta “revisitado” da moda e em como os comportamentos seguem o mood do momento em questão. Quero aprender sempre mais sobre este assunto. Então, pretendo fazer posts regulares sobre isso, afinal é fundamental “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro” (Heródoto).
Essa imagem que posto hoje é uma ilustração de Gil Brandão, na revista Figurino Moderno de 1968. Gil Brandão foi um modelista brasileiro que ficou conhecido ao lançar moldes prontos para várias revistas e atingiu um grande contingente de mulheres que seguiam suas idéias para a confecção de suas roupas.
O interessante nesta ilustração é que ela faz propaganda dos looks divulgando assim: “atenção, gordinhas, estes vestidos emagrecem”. Imagine se fizessem um anúncio desse nos dias de hoje? Estamos mesmo evoluindo, que bom!
Os vestidos ali desenhados realmente tem a função de afinar, criam uma ilusão de alongar. Se você reparar nas linhas dos vestidos, são na maior parte verticais, o que alonga, e as horizontais se encontram em pontos estratégicos marcando as cinturas.
Um destaque a mais para a imagem da época: cabelos curtos, olhos acentuados, grandes, cílios postiços, silhueta andrógina (“tipo” Twiggy), minissaias. Sixties vibes!
Espero que você tenha gostado deste post tanto quanto eu!
Se gostou ou quer compartilhar algo, deixe seu comentário, curta e vamos nos conectar!
Bom ter você por aqui! Até a próxima!

Adorei! Adoro ver propagandas antigas e como eram os pensamentos da época.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também, Tati! Sempre que eu achar algo interessante vou trazer aqui. Fica esperta! Obrigada por estar aqui!
CurtirCurtido por 1 pessoa